Ricardo Savoia

América Energia

Experiencia solida no mercado de desenvolvimento do setor elétrico, construída por mais de 22 anos de companhias nacionais e multinacionais tais como: Arthur Andersen S.C, AES Brasil, Andrades Canellas S.A e Thymos Energia.

Especialista em distribuição e comercialização de energia elétrica, com conhecimento amplo em regulação, leis, decretos e resoluções. Assessoria econômica, analise de risco na compra de energia, assistência em planejamento econômico de grandes grupos industriais, recomendação estratégica em contratos do setor de energia, investimentos operacionais, fornecimento nacional, projeção de preço da eletricidade e estudos regulatórios de problemas tarifários. Comanda negociações de contratos de PPA com potenciais comprados de eletricidade – comerciantes e/ou compradores finais, além de prover analises em pesquisa e desenvolvimento de novos greenfield/ brownfield. Forte conhecimento no mercado de PV do país e de regulamentações nacionais.
Experiencia em prospectar novos comércios no setor elétrico, com identificação de nichos do mercado, visitas ao clientes, elaboração de propostas comerciais e a administração do relacionamento com o cliente. Realizando pesquisas no mercado, tendencias dos consumidores e competidores. Mantendo-se em dia com desenvolvimento econômico e comercial durante os dias hábeis usando técnicas qualitativas e quantitativas para a obtenção de informações uteis.

Os pontos fortes e as habilidades são:
-Conhecimento avançado na administração teórica, princípios e práticos.
-Habilidades analíticas, organizacionais, de negociação, financeiras, administração comercial e executiva bem desenvolvidas.
-Habilidades para a liderança de equipes, para o desenvolvimento com economia de custos relacionados ao uso de energia.
-Serviço de atenção ao cliente interpessoal

Especialidades: Energia e Utilidades, experiencia direta com fornecimento de energia e sua comercialização, planejamento estratégico, analise de risco, projetos financeiros, negociações e transações comerciais.