Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais

A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – Apimec Nacional foi criada em junho de 1988, com a finalidade de congregar todas as Apimecs Regionais – Distrito Federal, Minas Gerais, Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo e Sul.

O Profissional de Investimentos
Os profissionais típicos de investimento são pessoas formadas em administração de empresas, economia, ciências contábeis, engenharia ou direito, que trabalham em instituições financeiras, asset management companies, seguradoras, fundos de pensão e empresas de consultoria. 

Regra geral, são analistas de valores mobiliários, administradores de portfolio, analistas de project finance, gerentes de corporate finance, gerentes de underwriting de renda fixa e variável, business planning e profissionais de direção das instituições para as quais trabalham.

Definição de Autorregulação exercida no Mercado de Capitais Brasileiro
Autorreguladores legais: são aqueles cuja legitimidade foi dada por uma lei em seu sentido estrito. Exemplo concreto no Brasil B3 (Brasil Bolsa Balcão), entidade oriunda da fusão entre BM&FBovespa e CETIP.

Autorreguladores infralegais: são aqueles cuja legitimidade de atuação é conferida pelo respectivo regulador que tenha competência em sua área de atuação. Exemplo mais conhecido é o da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – APIMEC, que se encarrega da autorregulação prevista na atual Instrução CVM nº 598/18.

Autorreguladores Voluntários: são os que surgem por iniciativa própria de um segmento de mercado que pretende se autodisciplinar, sem que conte, assim, com uma autorização legal ou regulamentar de qualquer espécie. Exemplo ANBIMA.