Audiência Pública para apresentação dos estudos ambientais do empreendimento

Pedreira Um Valemix - Unidade Catas Altas

Análise da Licença de Operação Corretiva, processo nº 4181/2020, da lavra a céu aberto e beneficiamento de minério de ferro

Dia: 14/12/2021 às 19h

Dias
Horas
Minutos

Sua participação é muito importante

A Pedreira Um Valemix convida a comunidade de Catas Altas, e Santa Bárbara e demais interessados para participar de Audiência Pública do processo licença corretiva da Lavra a céu aberto – Minério de ferro; Unidade de Tratamento a Seco de Minério de Ferro; Tratamento a Úmido de Minério de Ferro; Pilha de Estéril e Pilha de Rejeito.

O que é?

No dia 14 de dezembro de 2021, às 19h, ocorrerá a Audiência Pública para apresentação da licença ambiental corretiva, lavra a céu aberto da Pedreira Um Valemix que se encontra em operação (TAC n° 0112662/2020) não sendo objeto de análise a sua ampliação ou desativação. Será realizada de forma virtual e remota e será transmitida ao vivo, para o ponto de transmissão físico no  Ginásio Poliesportivo Lindolfo do Carmo (R. da Praia, s/n – Centro, Catas Altas – MG, 35969-000).

Como funciona

A Audiência é aberta a qualquer interessado e tem por objetivo apresentar e discutir o processo de licenciamento ambiental corretiva lavra a céu aberto, bem como colher sugestões e contribuições para o aprimoramento das ações e da tomada de decisão pelo órgão ambiental competente. 

Para a segurança de toda comunidade, em virtude da pandemia de COVID-19, é solicitado que seja priorizado o formato virtual de participação, privilegiando, no ponto físico de transmissão, os indivíduos que não possuem tecnologia disponível para participação remota.

Como participar

Para que todos possam acompanhar, haverá duas formas de participar e de se manifestar:

Remotamente (pela internet):

Você poderá acompanhar pelo YouTube aqui mesmo nessa página no dia da audiência (14/12/2021). Basta retornar aqui!

Segurança em primeiro lugar

Para a segurança de toda comunidade, em virtude da pandemia de Covid-19, é solicitado que seja priorizado o formato virtual de participação, privilegiando, no ponto físico, os indivíduos que não possuem tecnologia disponível para participação remota.

Presencialmente (em Catas Altas/MG)

Local

Ginásio Poliesportivo Lindolfo do Carmo R. da Praia, s/n - Centro, Catas Altas - MG

Transporte

Será disponibilizado transporte especializado para a locomoção das comunidades de: aglomerado rural de Bitencourt, e a comunidade de Bileto, localizados em Catas Altas, também na comunidade de Cubas e a área comercial Veluda, localizadas em Santa Bárbara, até o ponto de transmissão.

Alimentação

Haverá alimentação (lanches individuais) no ponto de transmissão para os inscritos.

Vagas Limitadas

Devido à pandemia da Covid-19 e seguindo os protocolos de segurança, a transmisão presencial será limitada a 100 participantes.

Para participar presencialmente, é necessário fazer a sua inscrição

As vagas limitadas e gratuitas serão preenchidas por ordem de inscrição.

É muito fácil se inscrever e você pode fazer de diversas maneiras:

    • Por whatsapp ou telefone: (11) 94163-1416;
    • Por e-mail: info@audienciavx.com.br
      Informe: nome completo; idade; documento de identificação (RG ou CPF); endereço de residência; se possui alguma necessidade especial (locomoção, gestante, sentidos); telefone e/ou e-mail;
    • Pelo formulário AQUI

Para manifestação oral ou escrita durante a audiência pública

Todos os participantes poderão se manifestar de forma oral ou escrita, online ou presencial, durante a audiência pública. As manifestações serão limitadas a 36 manifestantes e as formas de inscrição serão informadas no início da Audiência Pública.

Para se manifestar remotamente, envie sua pergunta ou manifestação:

    • Por whatsapp*: (11) 94163-1416;
    • Por e-mail*: info@audienciavx.com.br

*Informe: nome completo e documento de identificação (RG ou CPF)

Estudos Ambientais

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) são documentos técnicos multidisciplinares elaborados com objetivo de realizar avaliação ampla e completa dos impactos ambientais significativos e indicar as medidas mitigadoras (minimizadoras) correspondentes.

Saiba Mais

Audiência pública é um espaço de debate que conta com a participação de cidadãos, órgãos e entidades públicas ou civis. A reunião é pública, transparente e de ampla discussão, tendo como maior objetivo incentivar os presentes na busca de soluções de problemas públicos.

Licenciamento ambiental trata-se de um mecanismo que visa assegurar que as atividades modificadoras do meio ambiente levem em consideração os efeitos que sua implementação pode causar aos distintos meios (biótico, físico e socioeconômico), buscando a sustentabilidade de suas atividades.

Representantes do poder público dos municípios, residentes e quaisquer interessados no processo de análise da Licença Ambiental Corretiva (LOC) na modalidade de Licenciamento Preventivo e Corretivo e Licenciamento Ambiental Concomitante 2 (LAC – LAC2) do empreendimento da lavra a céu aberto – Minério de ferro; Unidade de Tratamento a Seco de Minério de Ferro; Tratamento a Úmido de Minério de Ferro; Pilha de Estéril e Pilha de Rejeito da Pedreira Um Valemix estão convidados a debater junto aos seus realizadores

Formulário de Inscrição

Tipo do documeento(Requirido)
Endereço (residencial)

Empreendedor

O Grupo Pedreira Um Valemix, conta com uma forte presença no ramo de construção civil no leste mineiro, atuando principalmente no fornecimento de agregados, concreto usinado e argamassas industrializadas. O grupo atua fortemente também de extração e fornecimento de minerais para as siderurgias de todo Brasil. Os principais minerais comercializados pelo grupo são: Minério de ferro, Dunito (serpentinito) e a Dolomita.

MATRIZ VALEMIX

Rua do Baha, 917, Cachoeira do Vale
Timóteo | MG | CEP 35.184-034
Tel.: 31 – 3847-2200

Consultoria Ambiental

Para desenvolver os estudos ambientais previstos no licenciamento ambiental das PCHs Emparedado Alto e Vila Bonito Alto, a EBDE Energia contratou a Azurit Engenharia e Meio Ambiente. A Azurit é uma empresa de consultoria ambiental fundada com o propósito de atender a um mercado cada vez mais exigente por responsabilidade socioambiental, aliando a isso a necessidade e a importância do desenvolvimento econômico sustentável.

AZURIT ENGENHARIA LTDA
CNPJ: 07.895.877/0001-37
Avenida Carandai, 288, Conj: 201
Funcionários, Belo Horizonte, MG;
CEP: 30130-060

Segurança em primeiro lugar

Para a segurança de toda comunidade, em virtude da pandemia de Covid-19, é solicitado que seja priorizado o formato virtual de participação, privilegiando, no ponto físico de transmissão, os indivíduos que não possuem tecnologia disponível para participação remota.