Importante contribuição da Bioenergia Brasil para o desenvolvimento da indústria bioenergética e a valorização da sustentabilidade do etanol ocorreu a partir de 2019, com a criação do RenovaBio, maior programa mundial de descarbonização da matriz de transporte. Hoje referência internacional entre iniciativas voltadas às energias sustentáveis, o programa estimula o uso do etanol e do biodiesel por meio de títulos verdes, os chamados “green bonds”, Cbios comercializados na Bolsa B3.
A partir de 2022, com a promulgação da Emenda Constitucional no 123/2022, os biocombustíveis passam a fazer parte do capítulo ambiental da Constituição, que determina que pelos 20 anos seguintes, deve haver tratamento tributário diferenciado para os biocombustíveis no Brasil.
A ampliação no uso do etanol teve impacto significativo para a melhoria da qualidade do ar nas metrópoles brasileiras, com resultados expressivos no tocante a níveis de poluição e hospitalizações para tratamento de doenças cardiorrespiratórias. Entre as consequências desses resultados está a chegada do exemplo brasileiro como modelo a ser adotado em mais de 50 países.
bioenergiabrasil.com.br