GESTÃO DE RISCOS NA PRODUÇÃO DE ENERGIA EÓLICA

Metodologias de gerenciamento de riscos aplicadas ao planejamento, comercialização e operação dos ativos de energia eólica.

Carolina Ferreira

Fundadora da WIP Consultoria e Consultora Associada da Engenho Pesquisa Desenvolvimento e Consultoria

Desenvolvido em parceria com:

Sobre o Sindienergia:  O  Sindienergia-RS vem trabalhando para uma atuação mais ampla e abrangente no mercado de renováveis. Entendemos que são matrizes importantes, de bom potencial no nosso estado, e necessitam uma maior representatividade para atendimento das demandas e atração de investimentos junto a empreendedores do setor. Nossa meta é representatividade. Para isso buscamos uma alteração de estatuto junto aos associados e instituições parceiras. Assim, vamos ter mais força de atuação, mais empresas para esta luta em prol da energia renovável e do retorno do protagonismo do RS no setor energético do Brasil.

Contexto

A participação das fontes renováveis na matriz elétrica brasileira começou, ainda de forma discreta, em 2002, com a criação do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica – PROINFA. Nessa ocasião, a tecnologia de geração de energia eólica ainda era muito cara e, portanto, a participação dessa fonte em leilões competitivos só viria em 2009. Os primeiros leilões competitivos para as eólicas foram os chamados leilões de reserva, através dos quais os parques eólicos recebiam uma receita fixa para disponibilizar a produção para os consumidores finais de energia. O risco de variação da produção, fosse anual, mensal ou horária não era assumido pelo gerador, que apenas garantia a geração mínima média quadrienal.

Com o desenvolvimento da cadeia produtiva e a evolução tecnológica, a fonte eólica se tornou mais competitiva em comparação com outras fontes nos leilões regulados de expansão (energia nova). Nos primeiros leilões de energia nova, a fonte eólica vendeu contratos por disponibilidade, novamente, onde o risco mensal e horário de geração (exposição ao mercado de curto prazo) era assumido pelo comprador (pool de distribuidoras). Ademais, de forma análoga aos contratos de energia de reserva, a variação anual era mitigada pela apuração quadrienal.

Após alguns anos de sucesso, a partir de 2017, as eólicas passaram a assumir o risco de variação anual da produção, não sendo mais aplicado o regime quadrienal de apuração. Ainda assim, os preços de venda de energia eólica seguiram atraentes, de forma que nos leilões de 2018, os contratos passaram de disponibilidade para quantidade de energia, sendo vendida a curva mensal conforme a produção. Já no ano seguinte, os contratos passaram a seguir o perfil mensal de consumo do comprador e o gerador eólico passou a assumir todo o risco de produção: anual, mensal e horário.

Importante mencionar que, além dos leilões do ambiente regulado, a fonte eólica também comercializa sua energia no Mercado Livre, onde dificilmente os riscos de produção são assumidos pelo consumidor, mas as condições contratuais são livremente negociadas entre as partes.

Contratos de comercialização de energia no ACL permitem a negociação de uma curva sazonal. Apesar de ser uma energia de menor valor frente a um contrato com entrega flat ao longo do ano, é esta curva de geração que vem alavancando os projetos, principalmente na região nordeste do Brasil, onde a geração eólica é bastante afetada durante o período de chuvas.

Desenvolvedores costumam utilizar a métrica de P90 mensal para dimensionar o seu compromisso de entrega em PPAs bilaterais. O referido índice representa o montante de energia em relação ao P50 que poderia ser negociado ao se utilizar o perfil sazonal P90 mensal. A energia excedente é valorada com base no PLD, e geralmente é mantida descontratada devido ao elevado risco.

O curso “GESTÃO DE RISCOS NA PRODUÇÃO DE ENERGIA EÓLICA” visa apresentar os conceitos e demonstrar, de maneira prática, os principais riscos de produção e suas respectivas formas de mitigação.

Metodologia

O curso oferece uma metodologia que envolve aspectos teóricos e práticos baseada na experiência dos instrutores.

Dessa forma, o participante terá a oportunidade de acompanhar a exposição teórica dos assuntos abordados, bem como um acompanhamento prático, através de apresentação de estudo de caso com aplicação da avaliação do risco de produção de uma usina eólica ou solar, bem como formas de mitigação do risco de geração para casos de projetos híbridos ou efeitos de portfólio.

Durante o curso o participante terá a oportunidade de conhecer metodologias de gerenciamento dos riscos de produção de energia que visam identificar possíveis remodelagens do ativo eólico durante todo o ciclo de vida do empreendimento. Avaliação da produção de energia no longo prazo, variabilidade do recurso eólico, gestão do portfólio de contratos, dimensionamento de PPAs, entre outros assuntos serão debatidos durante o curso.

O curso é realizado online utilizando plataforma de fácil acesso e que não requer conhecimentos técnicos para utilização. Além do instrutor haverá a participação de um moderador que auxiliará na condução do treinamento, no esclarecimento de dúvidas e no envolvimento entre os participantes.

    • Entenda como identificar e avaliar os riscos envolvidos no projeto eólico
    • Atualize-se sobre os aspectos regulatórios da comercialização de energia que influenciam os projetos
    • Conheça metodologias de gestão de riscos aplicadas à geração de energia renovável
    • Saiba como definir cenários de produção de energia eólica a longo prazo
    • Entenda como minimizar os riscos na produção, comercialização e operação do empreendimento
    • Veja como analisar ajustes no portfólio de contratos e no dimensionamento de PPAs.

Público alvo

Profissionais das áreas de projetos, riscos, comercialização, financeira, entre outras de empresas desenvolvedoras de projetos e de geração de energia renovável, comercializadoras de energia, produtores independentes de energia, investidores e financiadores de projetos.

Apoio

Cursos e treinamentos
online

A Plataforma

Sympla Streaming
Zoom

Esse curso online acontecerá em 4 dias. Veja os detalhes na Programação.

O curso utiliza as plataformas Sympla Streaming e Zoom. Na compra de seu ingresso você receberá um link para acesso à transmissão e deverá ter o aplicativo Zoom instalado no dispositivo que você acompanhará o curso. Você também receberá todas as instruções para acesso por e-mail.

programação

Módulo 1

09 de novembro, de 17:00 a 19:00

Comercialização de Energia

    • Leilões de Energia (ACR): histórico da regulamentação
    • Mercado Livre de Energia (ACL): tipos de contratos
    • O papel da CCEE e regras do setor
    • PLD: migração para preço horário
    • Modernização do Setor Elétrico e a Abertura do Mercado

Caso prático: Impacto das alterações regulatórias

Exemplo de alguns projetos eólicos sob as diferentes regras do ACR ou ACL

Módulo 2

10 de novembro, de 17:00 a 19:00

Produção de Energia

    • Medições e modelagem de recurso
    • Premissas de perdas
    • Avaliação de longo prazo
    • Estimativas de produção
    • Incertezas e variabilidade do recurso

Módulo 3

11 de novembro, de 17:00 a 19:00

Risco: Variabilidade da produção x PLD  

    • Variação mensal da produção x PLD patamar (atual)
    • Variação horária da produção x PLD horário

Produtos/Operações de Hedge – alguns exemplos

    • Hibridização
    • Gestão de portfólio de contratos
    • Derivativos

Módulo 4

12 de novembro, de 17:00 a 19:00

Dimensionamento de PPAs – caso prático

    • Será utilizado um caso exemplo de um projeto eólico e serão avaliados os seguintes aspectos:
      • Avaliação da produção e riscos associados 
      • Produtos de mercado (sazonalidade, modulação, flexibilidade, prazos etc.)

inscreva-se

Inscrição individual: R$550,00

Para sua conveniência e segurança, as inscrições para o curso são realizadas pela plataforma Sympla. Utilize o box a seguir indicando a quantidade de ingressos e em seguida clique no botão “inscreva-se”.

Caso tenha um código promocional, digite-o no campo “aplicar código promocional”. 

Se sua empresa requer procedimentos específicos não abrangidos pela plataforma Sympla, utilize a ficha de inscrição alternativa abaixo.

Dúvidas, veja em Perguntas Frequentes

De 09 a 12 de novembro – Online

Se sua empresa requer procedimentos específicos não abrangidos pela plataforma Sympla, utilize a ficha de inscrição alternativa abaixo:

Ficha de inscrição alternativa

Observações:

O curso é realizado utilizando a plataforma Sympla Streaming. A utilização é simples e você receberá todas as instruções para o uso. Você deverá ter o aplicativo Zoom instalado em seu computador, celular ou tablet.

O ingresso é adquirido preferencialmente na plataforma Sympla (que aceita todos os cartões de crédito). Caso sua empresa tenha processos específicos para a realização da inscrição você poderá utilizar a Ficha de inscrição alternativa ou entrar em contanto conosco pelo telefone (11) 5051-6535 ou e-mail: info@viex-americas.com

O ingresso é pessoal e intransferível podendo ser utilizado em somente um dispositivo (computador, celular ou tablet)

A realização do curso está sujeita a quórum mínimo e a confirmação será enviada por e-mail assim que atingirmos o número mínimo de inscritos. 

A VIEX reserva-se o direito de alterar a data do curso ou até mesmo cancelá-lo, caso não seja atingido o número mínimo de inscrições ou haja algum outro problema operacional ou de força maior.

Sympla Streaming

Sympla Streaming – Zoom

Zoom

Esse curso pode ser realizado em sua empresa

Se você identifica entre seus colegas um interesse comum nesse ou em outros cursos realizados pela VIEX, ou tem a confiança de que sua equipe produzirá melhores resultados a partir dessa capacitação, solicite uma proposta de treinamento in-company.

O conteúdo pode ser desenvolvido de acordo com as necessidades de seus colegas e peculiaridades de seus negócios, resultando em um curso plenamente aderente à sua organização a um custo equilibrado.

Caso queira receber uma proposta para a realização desse curso em sua empresa, entre em contato pelo telefone (11) 5051-6535 ou pelo e-mail info@viex-americas.com.

Perguntas frequentes

O que está incluso na inscrição?

Acesso ao curso, material para participantes, certificado de participação (digital ou impresso) e coffee-breaks (nos cursos presenciais)

Quais são as formas de pagamento?

Boleto bancário, depósito em conta corrente e cartão de crédito. Órgãos governamentais podem consultar a possibilidade de pagamento via empenho.

E se eu me inscrever e depois não puder comparecer?

Você poderá indicar um colega para participar em seu lugar. Caso isso não seja possível, uma carta de crédito no valor do curso com validade de um ano é emitida em seu nome. O valor não é reembolsado.

Desejo inscrever um grupo, há algum desconto?

Sim, a partir de três inscritos de uma mesma instituição o desconto é de 15%. Para empresas associadas dos apoiadores do evento o desconto é de 15%. Os descontos não são cumulativos.

Há desconto para estudantes?

Oferecemos 30% de desconto para estudantes de graduação que comprovarem o vínculo com a instituição.

Para isso envie um e-mail para o endereço: info@viex-americas.com informando qual curso você tem interesse em fazer. Envie também um comprovante ou declaração que possua seus dados e as informações do seu curso de graduação. Após aprovação responderemos seu e-mail com o link para a realização da inscrição com desconto

Há desconto para associados das entidades apoiadoras?

As empresas associadas às entidades apoiadoras do evento têm 15% de desconto na inscrição. Entre em contato com a entidade para reivindicar seu cupom de desconto.

É possível fazer o pagamento via empenho?

Para formas alternativas de pagamento ou necessidades particulares de sua instituição, entre em contato conosco, ou utilize a Ficha de Inscrição Alternativa

Haverá certificado de participação?

Sim. O certificado é emitido em formato digital.

É NECESSÁRIA ALGUMA CONFIGURAÇÃO ESPECÍFICA PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO?

Não é necessária nenhuma configuração específica no dispositivo utilizado, porém a velocidade de sua internet ou de seu computador ou celular podem interferir no acompanhamento e aproveitamento do curso. 

O curso será gravado e estará disponível para os participantes até 7 dias após a realização.

O pagamento pode ser parcelado?

Para inscrições pelo Sympla, o pagamento no cartão de crédito pode ser parcelado.

em cursos online, como recebo o link de acesso ao curso?

Primeiramente, você deverá ter o aplicativo Zoom instalado em seu computador, celular ou tablet.

Após fazer sua inscrição, o Sympla envia um e-mail de confirmação da inscrição junto com as instruções de acesso:

Primeiro faça um cadastro de usuário no sympla com o mesmo e-mail do momento da inscrição. Na plataforma, você encontrará o botão de acesso à sala em “meus ingressos”.

Desenvolvido em parceria com: