Arqueologia no Licenciamento Ambiental

Turma 3

Um curso para gestores e profissionais de meio ambiente, engenharia e demais áreas ligadas a projetos de energia, infraestrutura e grandes obras.

Contexto

Como planejar e conduzir as questões de patrimônio histórico dentro do contexto do Licenciamento Ambiental.

quem participa

Um curso para gestores e profissionais de meio ambiente, engenharia e demais áreas ligadas a projetos de energia, infraestrutura e grandes obras.

metodologia

O curso é realizado online utilizando plataforma de fácil acesso e que não requer conhecimentos técnicos para utilização. Além do instrutor, haverá a participação de um moderador que auxiliará na condução do treinamento, no esclarecimento de dúvidas e no envolvimento entre os participantes.

Objetivos

O objetivo do curso é mostrar a abrangência e contextualizar todo o processo de acompanhamento e gerenciamento do patrimônio histórico no licenciamento ambiental de grandes obras.

programação

28 de março - 16h00 às 18h00

O Licenciamento Arqueológico

    • O Iphan no Licenciamento Ambiental: breve trajetória a partir dos dispositivos legais;
    • Modus operandi do Iphan no Licenciamento Ambiental
    • Avaliação de Impacto ao Patrimônio Cultural: legislação, características e procedimentos.
    • Gestão do processo da arqueologia no Licenciamento Ambiental: ferramentas de apoio e pontos de atenção

Carlúrcio de Brito Baima e Janderson Rubens Tameirão

29 de março - 16h00 às 18h00

Planejando o Licenciamento Arqueológico

    • Análise de potencial arqueológico
    • Seleção de fornecedores
    • Cronograma físico-financeiro
    • Interdependência com processos do Licenciamento Ambiental
    • Avaliação dos Impactos sobre o Patrimônio

Fábio Origuela de Lira

30 de março - 16h00 às 18h00

Resgate Arqueológico

    • Conceito
    • Etapas
    • Como os sítios arqueológicos podem agregar valor para o empreendedor
      Parcerias
    • Responsabilidades do empreendedor
    • Exemplo prático

Adriano Batista de Carvalho e Clarisse Callegari Jacques

31 de março - 16h00 às 18h00

O "Check-List" da Arqueologia em Empreendimentos

    • Além da IN – Diferentes empreendimentos, abordagens diversas;
    • A importância da FCA/IPHAN – Ficha de Caracterização do Empreendimento;
    • O patrimônio cultural como componente do meio socioeconômico;
    • Estudos de patrimônio: quando executá-los?
    • Patrimônio e viabilidade de empreendimentos;
    • O Potencial Arqueológico como ferramenta nos estudos prévios ao licenciamento;
    • Check-List do Patrimônio Cultural no licenciamento ambiental

Adriana Amorim, Renata Furió e Suzana Munsberg

corpo docente

Múltiplos Instrutores

Adriana Amorim, Arqueóloga e Historiadora, A Lasca Arqueologia

Arqueóloga da A Lasca Arqueologia desde 2020.
Historiadora (Universidade Estadual do Maranhão, 2005) e Arqueóloga (Lei nº 13.653/2018).
Entre 2007 e 2011 atuou como historiadora em programas e projetos de valorização do Patrimônio Histórico, Material e Imaterial e Educação Patrimonial da Universidade Estadual do Tocantins.
A partir de 2011 passou a atuar como pesquisadora em projetos de prospecção, monitoramento e salvamento arqueológico.

Adriano Batista de Carvalho, Arqueólogo e Sócio-Diretor, Peruaçu Arqueologia

Possui graduação em artes pela EBA/UFMG. Iniciou a carreira como espeleólogo em 2002 no IGC/UFMG e em arqueologia em 2003 no Setor de Arqueologia da UFMG. Atuou por seis anos na pesquisa acadêmica em arqueologia ingressando após este período na área de consultoria arqueológica. Atuou em mais de 90 projetos de licenciamento ambiental desde então.

Carlúcio de Brito Baima, Diretor de Estratégias e Contencioso, Arqueoproject

Licenciado em História pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, tendo como objeto de pesquisa a Educação Patrimonial desenvolvida nos projetos de Arqueologia. Tem experiência profissional como monitor e bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Maranhão (FAPEMA), no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão e lecionou a disciplina de História na rede particular de ensino em São Luís (MA) e Brasília (DF). Desenvolve pesquisas no âmbito da História das Ciências da Saúde. Integrou equipes de Educação Patrimonial em projetos de Arqueologia de Contrato. Foi Chefe de Divisão e Coordenador-substituto da Coordenação-Geral de Licenciamento Ambiental (CNL) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente é Coordenador de Estratégias e Contencioso na Arqueoproject Projetos e Pesquisas.

Clarisse Callegari Jacques, Sócia diretora, Peruaçu Arqueologia

É arqueóloga e sócia diretora da Peruaçu Arqueologia Ltda. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e mestrado em História com ênfase em arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atuou como colaboradora no Nucleo de Pesquisa Arqueológica da UFRGS (NUPArq) através de estágios e pesquisa. Atuou como pesquisadora na Gerência de Pesquisa Arqueológica do IEPA, Amapá (AP). Possui doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia da UFPA.

Fábio Origuela de Lira, Arqueólogo e Sócio-Diretor, Meandros Ambiental

    • Graduação em Ciências Sociais (Antropologia) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    • Especialização em Arqueologia Brasileira – Instituto de Arqueologia Brasileira
    • Mestrado em História das Paisagens – Universidade Federal de Viçosa
    • Coordenador do Inventário Nacional de Referências Culturais no IPHAN/Amazonas – 2005/2008
    • Chefe do Núcleo de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial – Prefeitura de Manaus – 2006/2007
    • Coordenador responsável por projetos de licenciamento arqueológico e de patrimônio cultural nas regiões norte, nordeste, sudeste e sul do Brasil
    • Sócio-Diretor da Meandros Socioambiental desde 2015
    • Coordenador Técnico do Instituto Killifish Brasil para preservação de espécies de peixes anuais

Renata Furió, Analista Ambiental e Historiadora, A Lasca Arqueologia

Técnica em arqueologia da A Lasca Arqueologia desde 2013, atuando em projetos de Arqueologia e Patrimônio Cultural.
Historiadora (Universidade de São Paulo, 2015) e Especialista em Avaliação de Impacto Ambiental e Processos de Licenciamento Ambiental (Centro Universitário SENAC, 2019).

Suzana Munsberg, Coordenadora técnica, A Lasca Arqueologia

Arqueóloga da A Lasca Arqueologia desde 2018, passando ao cargo de coordenadora técnica em 2020.
Possui graduação em Antropologia com linha de formação em Arqueologia na Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2015) e mestrado em Antropologia com linha de formação em Arqueologia na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2018). Experiência na área de Arqueologia Pré-Histórica e Histórica, bem como escavações e demais etapas do licenciamento ambiental.

 

Utilizamos a plataforma Sympla Streaming/Zoom para os Cursos Online VIEX. Uma plataforma fácil e prática para todos acompanharem o conteúdo. Veja algumas informações importantes para sua participação:

    • Ao adquirir o seu ingresso (Inscrição) você receberá um e-mail com link exclusivo para acesso à transmissão. Basta clicar em “Acessar Transmissão” neste e-mail.
    • O ingresso é pessoal e único podendo ser utilizado em somente um dispositivo (computador, celular ou tablet)
    • Você deverá ter o aplicativo Zoom instalado no dispositivo que você acompanhará o curso
    • Alguns dias antes do início do curso você receberá um e-mail com todas as informações e instruções para o seu acesso e para o melhor aproveitamento do curso.

Cursos e treinamentos
online

A Plataforma

Sympla Streaming
Zoom

Inscreva-se

Para sua conveniência e segurança, as inscrições para o curso são realizadas pela plataforma Sympla. Utilize o botão para te direcionar para a plataforma Sympla, para realizar sua inscrição. Caso tenha um código promocional, digite-o no campo “aplicar código promocional”.

Se sua empresa possui procedimentos específicos não abrangidos pela plataforma Sympla, utilize a ficha de inscrição alternativa abaixo ou entre em contato conosco

A realização do curso está sujeita a quórum mínimo e a confirmação será enviada por e-mail assim que atingirmos o número mínimo de inscritos.

A VIEX reserva-se o direito de alterar a data do curso ou até mesmo cancelá-lo, caso não seja atingido o número mínimo de inscrições ou haja algum outro problema operacional ou de força maior.

perguntas frequentes

Acesso ao curso, material para participantes, certificado de participação (digital ou impresso) e coffee-breaks (nos cursos presenciais)

Você poderá indicar um colega para participar em seu lugar. Caso isso não seja possível, uma carta de crédito no valor do curso com validade de um ano é emitida em seu nome. O valor não é reembolsado..

Sim. O certificado é emitido em formato digital e será enviado em até dois dias após o término do curso para o e-mail utlizado na inscrição. O certificado será gerado com o seu nome completo conforme incluído no Formulário de Inscrição.

Boleto bancário, depósito em conta corrente e cartão de crédito. Órgãos governamentais podem consultar a possibilidade de pagamento via empenho.

Para formas alternativas de pagamento ou necessidades particulares de sua instituiçãoentre em contato conosco, ou utilize a Ficha de Inscrição Alternativa

Sim, a partir de três inscritos de uma mesma instituição o desconto é de 15%. Para empresas associadas dos apoiadores do evento o desconto é de 20% (é necessário incluir o código de desconto). Os descontos não são cumulativos.

Oferecemos 30% de desconto para estudantes de graduação que comprovarem o vínculo com a instituição.

Para isso envie um e-mail para o endereço: info@viex-americas.com informando qual curso você tem interesse em fazer. Envie também um comprovante ou declaração que possua seus dados e as informações do seu curso de graduação. Após aprovação responderemos seu e-mail com o link para a realização da inscrição com desconto

As empresas associadas às entidades apoiadoras do evento têm 20% de desconto na inscrição. Entre em contato com a entidade para reivindicar seu cupom de desconto.

Para inscrições pelo Sympla, o pagamento no cartão de crédito pode ser parcelado.

Não é necessária nenhuma configuração específica no dispositivo utilizado, porém a velocidade de sua internet ou de seu computador ou celular podem interferir no acompanhamento e aproveitamento do curso. 

Para os cursos online você deverá ter o Zoom instalado no dispositivo utilizado para acompanhar as aulas

O curso será gravado e estará disponível para os participantes até 10 dias após a realização.

Primeiramente, você deverá ter o aplicativo Zoom instalado em seu computador, celular ou tablet.

Após fazer sua inscrição, o Sympla envia um e-mail de confirmação da inscrição junto com as instruções de acesso:

Neste e-mail haverá um botão “Acessar Transmissão”. Este link fara o direcionamento para a sala do curso (a sala fica disponível 15 minutos antes do início do curso)

Você também pode fazer um cadastro de usuário no Sympla com o mesmo e-mail do momento da inscrição. Na plataforma, você encontrará o botão de acesso à sala em “meus ingressos”.

O curso é realizado ao vivo e todas as aulas serão gravadas por segurança. Recomendamos a participação nos horários propostos, porém, caso algum participante tenha dificuldade de acesso ou impossibilidade de acompanhar o curso no horário determinado, poderá acessar a gravação de cada um dos módulos. A gravação ficará disponível a todos os participantes por 10 dias, após o término do curso.

MATERIAIS e GRAVAÇÕES

Acesso extendido

Todos os participantes terão acesso aos materiais disponibilizados pelo instrutor, como apresentação, materiais de apoio e complementares.

O curso é realizado ao vivo e todas as aulas serão gravadas por segurança. Recomendamos a participação nos horários propostos, porém, caso algum participante tenha dificuldade de acesso ou impossibilidade de acompanhar o curso no horário determinado, poderá acessar a gravação de cada um dos módulos. A gravação ficará disponível a todos os participantes por 5 dias, após o término do curso.

conheça também