Modelos de Negócios em Energia Solar

Turma 3

Ajustes regulatórios, projeções de preços e tarifas e tendências tecnológicas.

Parceria - Sindienergia RS

Contexto

Os projetos de geração distribuída, principalmente os de energia solar, tiveram um crescimento bastante acentuado nos últimos anos. Seja para o consumo residencial, seja para comércio ou indústrias diversos modelos de negócio em geração distribuída têm sido analisados e implementados em todo o Brasil.

Paralelo a esse crescimento foi desenvolvida uma cadeia de equipamentos e serviços para subsidiar o setor e um arranjo jurídico e regulatório vem sido debatido e criado pelos órgãos competentes e mercado.

Certamente, empreendedores de diferentes portes e segmentos possuem diversas dúvidas e questionamentos sobre os melhores modelos de negócio e as formas mais efetivas para viabilizar projetos de geração distribuída.

O curso “Modelos de Negócios em Energia Solar” visa apresentar os conceitos e esmiuçar, de maneira prática, as diversas modalidades de projetos e as formas mais efetivas de viabilização.

quem participa

Empreendedores de projetos de energia solar fotovoltaica de diferentes portes, indústrias de diversos setores, grandes estabelecimentos comerciais, integradores de projetos e a cadeia de equipamentos e serviços

metodologia

O curso oferece uma metodologia que envolve aspectos teóricos e práticos baseada na experiência de Frederico Boschin, advogado e especialista nas questões regulatórias, contratuais e tributárias de projetos de energia solar. Dessa forma, o participante terá a oportunidade de acompanhar a exposição teórica dos assuntos abordados, bem com um acompanhamento prático, através de apresentação de estudos de caso e modelos de viabilização de Negócios em Energia Solar. Ao adquirir o curso você terá acesso a três módulos com duração total de oito horas de conteúdo sobre o tema.

Objetivos

O curso “Modelos de Negócios em Energia Solar” objetiva apresentar os conceitos e esmiuçar, de maneira prática, as diversas modalidades de projetos e as formas mais efetivas de viabilização.

programação

13 de junho - 17h00 às 20h00

O Setor Elétrico Brasileiro (SEB)

    • A reestruturação do Setor e Características dos Mercados
    • Visão Geral (Geração/Transmissão/Distribuição/Comercialização)
    • Atividade Econômica e Serviço Público
    • PL 232 e o Novo Marco Regulatório do Setor
    • Os Mercados de Energia e Contratos do Setor
    • Fundamentos do Ambiente de Contratação Livre (ACL)
    • Ambiente de Contratação Regulada (ACR)
    • Consumidor Cativo e Geração Distribuída

14 de junho - 17h00 às 20h00

A Geração Distribuída de Energia

Ambiente de Contratação Livre (ACL)

    • Fundamentos do Mercado Livre;
    • A CCEE e Funcionamento;
    • Consumidor Especial;
    • Consumidor Livre;
    • Autoprodução de Energia;

i. Autoprodutor por Equiparação (SPE);

ii. Geração Centralizada;

iii. Consórcios.

Ambiente de Contratação Regulada (ACR)

    • Regulação do MME e da ANEEL;
    • Modalidades/Tipos de Leilões;
    • Consumidor Cativo e Geração Distribuída;
    • A Resolução Normativa 482 da ANEEL e o Sistema de Compensação de Energia;
    • Geração junto à Carga;
    • Autoconsumo Remoto;
    • Geração Compartilhada (Consórcios e Cooperativas);
    • Empreendimento com Múltiplas Unidades Consumidoras.

15 de junho - 17h00 às 19h00

Modelos de Negócios em Geração Distribuída e Mercado Livre

    • Comparativo entre GD e ACL;
    • Outorgas e Procedimentos Regulatórios de Geração e Comercialização de Energia;
    • Formação de Usinas e Sociedades de Propósito Específico (SPEs);
    • Locação de Usinas / Venda a prazo com reserva de domínio / Leasing / BOT / Built to Suit / Energy as a Service;
    • Fracionamento de Usinas;
    • Serviços de Operação e Manutenção;
    • Aspectos Tributários da Geração Distribuída de Energia e Mercado Livre

i. ICMS

ii. PIS e COFINS

corpo docente

Frederico Boschin

Frederico Carbonera Boschin é Diretor Executivo em Noale Energia, Diretor regional da ABGD e Conselheiro Fiscal e Diretor do Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do RS. Adicionalmente Advogado especialista no Setor Elétrico com 15 anos de experiência no mercado de energias renováveis. Atua na estruturação de projetos de geração de energia por fontes renováveis (Eólica, RSU,Biomassa, CGHs/PCHs e Solar), bem como no desenho de modelos de negócios para os Mercados,Regulado (ACR), Livre (ACL) e Geração Distribuída. Possui ainda experiência na negociação e condução de Contratos de Engenharia (EPC/Turn-Key), Contratos de Uso dos Sistemas de Transmissão e Distribuição e Comercialização e Energia (CCVE), além de procedimentos regulatórios e administrativos.

Utilizamos a plataforma Sympla Streaming/Zoom para os Cursos Online VIEX. Uma plataforma fácil e prática para todos acompanharem o conteúdo. Veja algumas informações importantes para sua participação:

    • Ao adquirir o seu ingresso (Inscrição) você receberá um e-mail com link exclusivo para acesso à transmissão. Basta clicar em “Acessar Transmissão” neste e-mail.
    • O ingresso é pessoal e único podendo ser utilizado em somente um dispositivo (computador, celular ou tablet)
    • Você deverá ter o aplicativo Zoom instalado no dispositivo que você acompanhará o curso
    • Alguns dias antes do início do curso você receberá um e-mail com todas as informações e instruções para o seu acesso e para o melhor aproveitamento do curso.

Cursos e treinamentos
online

A Plataforma

Sympla Streaming
Zoom

Inscreva-se

Para sua conveniência e segurança, as inscrições para o curso são realizadas pela plataforma Sympla. Utilize o botão para te direcionar para a plataforma Sympla, para realizar sua inscrição. Caso tenha um código promocional, digite-o no campo “aplicar código promocional”.

Se sua empresa possui procedimentos específicos não abrangidos pela plataforma Sympla, utilize a ficha de inscrição alternativa abaixo ou entre em contato conosco

A realização do curso está sujeita a quórum mínimo e a confirmação será enviada por e-mail assim que atingirmos o número mínimo de inscritos.

A VIEX reserva-se o direito de alterar a data do curso ou até mesmo cancelá-lo, caso não seja atingido o número mínimo de inscrições ou haja algum outro problema operacional ou de força maior.

perguntas frequentes

Acesso ao curso, material para participantes, certificado de participação (digital ou impresso) e coffee-breaks (nos cursos presenciais)

Você poderá indicar um colega para participar em seu lugar. Caso isso não seja possível, uma carta de crédito no valor do curso com validade de um ano é emitida em seu nome. O valor não é reembolsado..

Sim. O certificado é emitido em formato digital e será enviado em até dois dias após o término do curso para o e-mail utlizado na inscrição. O certificado será gerado com o seu nome completo conforme incluído no Formulário de Inscrição.

Boleto bancário, depósito em conta corrente e cartão de crédito. Órgãos governamentais podem consultar a possibilidade de pagamento via empenho.

Para formas alternativas de pagamento ou necessidades particulares de sua instituiçãoentre em contato conosco, ou utilize a Ficha de Inscrição Alternativa

Sim, a partir de três inscritos de uma mesma instituição o desconto é de 15%. Para empresas associadas dos apoiadores do evento o desconto é de 20% (é necessário incluir o código de desconto). Os descontos não são cumulativos.

Oferecemos 30% de desconto para estudantes de graduação que comprovarem o vínculo com a instituição.

Para isso envie um e-mail para o endereço: info@viex-americas.com informando qual curso você tem interesse em fazer. Envie também um comprovante ou declaração que possua seus dados e as informações do seu curso de graduação. Após aprovação responderemos seu e-mail com o link para a realização da inscrição com desconto

As empresas associadas às entidades apoiadoras do evento têm 20% de desconto na inscrição. Entre em contato com a entidade para reivindicar seu cupom de desconto.

Para inscrições pelo Sympla, o pagamento no cartão de crédito pode ser parcelado.

Não é necessária nenhuma configuração específica no dispositivo utilizado, porém a velocidade de sua internet ou de seu computador ou celular podem interferir no acompanhamento e aproveitamento do curso. 

Para os cursos online você deverá ter o Zoom instalado no dispositivo utilizado para acompanhar as aulas

O curso será gravado e estará disponível para os participantes até 10 dias após a realização.

Primeiramente, você deverá ter o aplicativo Zoom instalado em seu computador, celular ou tablet.

Após fazer sua inscrição, o Sympla envia um e-mail de confirmação da inscrição junto com as instruções de acesso:

Neste e-mail haverá um botão “Acessar Transmissão”. Este link fara o direcionamento para a sala do curso (a sala fica disponível 15 minutos antes do início do curso)

Você também pode fazer um cadastro de usuário no Sympla com o mesmo e-mail do momento da inscrição. Na plataforma, você encontrará o botão de acesso à sala em “meus ingressos”.

O curso é realizado ao vivo e todas as aulas serão gravadas por segurança. Recomendamos a participação nos horários propostos, porém, caso algum participante tenha dificuldade de acesso ou impossibilidade de acompanhar o curso no horário determinado, poderá acessar a gravação de cada um dos módulos. A gravação ficará disponível a todos os participantes por 10 dias, após o término do curso.

MATERIAIS e GRAVAÇÕES

Acesso extendido

Todos os participantes terão acesso aos materiais disponibilizados pelo instrutor, como apresentação, materiais de apoio e complementares.

O curso é realizado ao vivo e todas as aulas serão gravadas por segurança. Recomendamos a participação nos horários propostos, porém, caso algum participante tenha dificuldade de acesso ou impossibilidade de acompanhar o curso no horário determinado, poderá acessar a gravação de cada um dos módulos. A gravação ficará disponível a todos os participantes por 5 dias, após o término do curso.

conheça também

11 a 13 de abril de 2022
Delfim Rocha, Mônica Picavêa e Thiago Alencar

Gestão de Riscos Sociais

Estratégias avançadas e ferramentas para gerenciamento de atividades, custos, equipes e prazos no licenciamento e na gestão socioambiental.

Saiba mais »