Negócios com Biometano & Créditos de Carbono

Turma 3

Saiba como avaliar as oportunidades e analisar a viabilidade econômico-financeira do projeto.

Parceria - Sindienergia RS

Contexto

Este curso está dividido em duas partes: “Negócios com Biometano” e “Créditos de Carbono”, podendo serem adquiridos individual ou conjuntamente.

Os projetos com biometano têm crescido consideravelmente nos últimos anos. Empreendedores de diferentes portes e segmentos têm aumentado suas produções e contribuindo com a diversificação das fontes e da matriz energética brasileira. O encontro permite a compreensão dos principais aspectos sobre uso energético e produção de biometano, abordando: os conceitos gerais sobre biogás e biometano, as tecnologias e processos de produção de biometano, os critérios gerais de dimensionamento de sistemas de produção de biometano e o transporte, distribuição e principais cases de biometano.

Já o “Créditos de Carbono” proporcionará uma visão atual sobre o mercado de créditos de carbono e as oportunidades de utilização desse mecanismo para viabilizar projetos de geração, redução e medição.
Foi desenvolvido para que os temas sejam apresentados de forma prática e fundamentado por meio da exposição de estudos de casos e experiências bem sucedidas na viabilização de projetos.

quem participa

Desenvolvedores de projetos de biogás e afins, empresas de gerenciamento e tratamento de resíduos, aterros e fazendas, empresas de energia renovável que buscam diversificar seu portfólio, empresas de saneamento ambiental, empresas distribuidoras de gás natural, investidores e financiadores de projetos, além de profissionais que busquem conhecimento e especialização nesta fonte de energia.

metodologia

O programa foi desenhado para oferecer uma combinação de apresentações de conceitos, discussões ativas e estudos de casos práticos, visando demonstrar o dia-a-dia dos profissionais e das atividades relacionadas ao curso. Ainda, serão abordadas as principais atualizações de legislação e do mercado e suas principais implicações para a atuação das empresas e dos órgãos responsáveis. As apresentações e estudos de caso serão apresentados por instrutor especialista no assunto e com ampla experiência na área de energia renovável, na viabilização de projetos de biometano e de créditos de carbono, sempre buscando a ênfase em exemplos concretos e práticos, e com o envolvimento ativo dos participantes através de debates e troca de experiências. A participação do público através de perguntas será fortemente incentivada durante os encontros. Os cursos são realizados presencialmente, com limitadas vagas online utilizando plataforma de fácil acesso e que não requer conhecimentos técnicos para utilização. Além do instrutor haverá a participação de um moderador que auxiliará na condução do treinamento, no esclarecimento de dúvidas e no envolvimento entre os participantes.

Objetivos

O curso “Créditos de Carbono”  proporcionará uma visão atual sobre o mercado de créditos de carbono e as oportunidades de utilização desse mecanismo para viabilizar projetos de geração, redução e medição.
O curso foi desenvolvido para que os temas sejam apresentados de forma prática e fundamentado por meio da exposição de estudos de casos e experiências bem sucedidas na viabilização de projetos.

Já o curso “Negócios com Biometano”objetiva apresentar os principais aspectos sobre uso energético e produção de biometano, englobando a abordagem dos conceitos de biometano, análise das regulações para o setor, descrevendo as principais tecnologias e processos disponíveis para o tratamento do biogás e critérios para dimensionamento de sistemas de produção de biometano.

programação

Negócios com Biometano

Dia 14 de março – 12h30 à 17h00

    • Conceitos principais do biometano
    • Tecnologias disponíveis
    • Dimensionamento básico
    • Cases do Brasil e mundo

Créditos de Carbono

Dia 15 de março – 08h30 a 12h00

    • Histórico do Mercado de crédito de carbono
    • Etapas de registro, monitoramento e emissão
    • O que é mercado regulado e mercado voluntário
    • Acordos e tratados internacionais
    • Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e o novo Mecanismo de Desenvolvimento Sustentável (MDS)
    • Desafios e perspectivas futuras

    Dia 15 de março – 14h00 a 16h00

    • Projetos de conservação e manejo florestal (REDD +)
    • Situação e preceptiva pós COP 26 e Acordo de Paris
    • Inventário, Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) e monitoramento
    • Tecnologia no mercado de carbono: Criptoativo, Tokenização e Blockchain
    • NFT como conservação florestal
  • Dia 15 de março – 16h00 a 17h00

    • Apresentação de case de sucesso

corpo docente

Tiago Nascimento

Diretor de Bioenergias do Sindienergias RS e Diretor Executivo da Migratio Bioenergia, Engenheiro Ambiental, Oceanógrafo e Mestre em Tecnologia Ambiental, MBA em Gestão de Projetos. Atua no setor elétrico, biogás, biometano e crédito de carbono há mais de quinze anos. Forte experiência em gerenciamento de resíduos, trabalhando nas esferas de controles financeiros e operacionais corporativos de várias unidades de operação e manutenção, implantação de novos negócios e negociação de contratos.

A VIEX já realizou cursos e treinamentos voltados para o setor elétrico, infraestrutura, project finance, meio ambiente e legislação ambiental.

O curso é formado por turmas pequenas, o que possibilita uma maior integração entre os alunos e o instrutor, assim como a possibilidade de trocar experiências entre os presentes.

Conhecimento e networking

Inscreva-se

Para sua conveniência e segurança, as inscrições para o curso são realizadas pela plataforma Sympla. Utilize o botão para te direcionar para a plataforma Sympla, para realizar sua inscrição. Caso tenha um código promocional, digite-o no campo “aplicar código promocional”.

Se sua empresa possui procedimentos específicos não abrangidos pela plataforma Sympla, utilize a ficha de inscrição alternativa abaixo ou entre em contato conosco

A realização do curso está sujeita a quórum mínimo e a confirmação será enviada por e-mail assim que atingirmos o número mínimo de inscritos.

A VIEX reserva-se o direito de alterar a data do curso ou até mesmo cancelá-lo, caso não seja atingido o número mínimo de inscrições ou haja algum outro problema operacional ou de força maior.

perguntas frequentes

Acesso ao curso, material para participantes, certificado de participação (digital ou impresso) e coffee-breaks (nos cursos presenciais)

Você poderá indicar um colega para participar em seu lugar. Caso isso não seja possível, uma carta de crédito no valor do curso com validade de um ano é emitida em seu nome. O valor não é reembolsado..

Sim. O certificado é emitido em formato digital e será enviado em até dois dias após o término do curso para o e-mail utlizado na inscrição. O certificado será gerado com o seu nome completo conforme incluído no Formulário de Inscrição.

Boleto bancário, depósito em conta corrente e cartão de crédito. Órgãos governamentais podem consultar a possibilidade de pagamento via empenho.

Para formas alternativas de pagamento ou necessidades particulares de sua instituiçãoentre em contato conosco, ou utilize a Ficha de Inscrição Alternativa

Sim, a partir de três inscritos de uma mesma instituição o desconto é de 15%. Para empresas associadas dos apoiadores do evento o desconto é de 20% (é necessário incluir o código de desconto). Os descontos não são cumulativos.

Oferecemos 30% de desconto para estudantes de graduação que comprovarem o vínculo com a instituição.

Para isso envie um e-mail para o endereço: info@viex-americas.com informando qual curso você tem interesse em fazer. Envie também um comprovante ou declaração que possua seus dados e as informações do seu curso de graduação. Após aprovação responderemos seu e-mail com o link para a realização da inscrição com desconto

As empresas associadas às entidades apoiadoras do evento têm 20% de desconto na inscrição. Entre em contato com a entidade para reivindicar seu cupom de desconto.

Para inscrições pelo Sympla, o pagamento no cartão de crédito pode ser parcelado.

Não é necessária nenhuma configuração específica no dispositivo utilizado, porém a velocidade de sua internet ou de seu computador ou celular podem interferir no acompanhamento e aproveitamento do curso. 

Para os cursos online você deverá ter o Zoom instalado no dispositivo utilizado para acompanhar as aulas

O curso será gravado e estará disponível para os participantes até 10 dias após a realização.

Primeiramente, você deverá ter o aplicativo Zoom instalado em seu computador, celular ou tablet.

Após fazer sua inscrição, o Sympla envia um e-mail de confirmação da inscrição junto com as instruções de acesso:

Neste e-mail haverá um botão “Acessar Transmissão”. Este link fara o direcionamento para a sala do curso (a sala fica disponível 15 minutos antes do início do curso)

Você também pode fazer um cadastro de usuário no Sympla com o mesmo e-mail do momento da inscrição. Na plataforma, você encontrará o botão de acesso à sala em “meus ingressos”.

O curso é realizado ao vivo e todas as aulas serão gravadas por segurança. Recomendamos a participação nos horários propostos, porém, caso algum participante tenha dificuldade de acesso ou impossibilidade de acompanhar o curso no horário determinado, poderá acessar a gravação de cada um dos módulos. A gravação ficará disponível a todos os participantes por 10 dias, após o término do curso.

Local

Do curso

ESPM Tech (Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo)

conheça também