O caminho da excelência e da sustentabilidade
20 de junho de 1973. Em meio às adversidades que a Floresta Amazônica nos desafiava, começávamos uma história de garra e superação. O início da nossa história foi marcado pela por uma decisão estratégica de integrar o Brasil e preservar a Amazônia, o que, mais tarde, se revelaria um compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. Nossa história passa pelas mãos de milhares de homens e mulheres que escreveram suas histórias junto com a da Eletronorte.
Durante décadas a Empresa atendeu os chamados sistemas isolados, honrando o compromisso de levar energia a milhares de brasileiros de regiões ainda não atendidas pelo Sistema Interligado Nacional – SIN. Com o orgulho de quem construiu sua história com integração e respeito à Amazônia, o parque gerador da Eletronorte conta com quatro hidrelétricas: Tucuruí (PA) – a maior usina genuinamente brasileira e a quarta do mundo – Coaracy Nunes (AP), Samuel (RO) e Curuá-Una (PA), além de parques termelétricos em Rondônia, Acre, Roraima e Amapá. Com uma capacidade de geração instalada de 9.049,95 MW, opera mais de onze mil quilômetros de linhas de transmissão e 57 subestações para levar energia elétrica a todo o Brasil por meio do Sistema Interligado Nacional.
Pioneira entre as estatais do Setor Elétrico ao receber o Prêmio Nacional da Qualidade, a Eletronorte está presente no ciclo de avaliação da Fundação Nacional Qualidade desde 2003, quando a Superintendência de Geração Hidráulica, em Tucuruí, recebeu a primeira visita de uma banca examinadora da Fundação. Desde então, vem evoluindo e melhorando constantemente seu Sistema de Gestão, integrando conceitos e diretrizes do Modelo de Excelência da Gestão MEG/FNQ com a Metodologia TPM e o Lean. Inovações que trouxeram uma escalada de reconhecimentos dentro dos ciclos de premiação do PNQ, sendo Destaque nos Critérios Liderança e Pessoas em 2009; Destaque nos Critérios Sociedade e Pessoas em 2010; Vencedora do Prêmio em 2011 e 2014; e Menção Magna cum laude em 2015. Em 2016, tornou-se a primeira empresa a receber o reconhecimento inédito da FNQ: o prêmio “Summa cum laude”, conferido às organizações que mantiveram patamar de excelência por três anos consecutivos.