Financiamento de Projetos no Setor Elétrico

Gratuito Online

Abril

26 e 27

Online

Patrocinador Platina

Contexto

Contexto

Os investimentos em infraestrutura no Brasil giram em torno de 2% do PIB, bem abaixo de grandes economias emergentes como India e China. Visando uma maior competitividade do país se faz necessário um incremento na política de investimentos em infraestrutura. Na área de energia o cenário não é diferente e novos empreendimentos de geração e transmissão são essenciais para a continuidade de diversificação da matriz, para segurança do sistema e para a competitividade da indústria nacional.

Para isso, a VIEX realizar o 2º Congresso de Financiamento de Projetos no Setor Elétrico, para debater as alternativas de financiamento e de obtenção de crédito voltados aos empreendimentos do setor elétrico. O evento irá reunir representantes do Governo, entidades de fomento, bancos de investimentos, grandes investidores públicos e privados, para apresentar e debater assuntos de interesse de toda a cadeia como:  estruturação de projetos no setor elétrico, aperfeiçoamentos regulatórios, projeção de novos leilões para expansão da geração e transmissão, riscos nas fases de planejamento, construção e operação dos empreendimentos, linhas de crédito disponíveis para as empresas, viabilidade econômico-financeira, novos projetos de energia eólica, solar, geração distribuída, hidrelétricas e hidrogênio, entre outros assuntos.

Histórico

A VIEX vem, desde 2008, realizando diversos eventos, cursos e conteúdos voltados às questões de financiabilidade e desenvolvimento do setor de energias renováveis nacional. Dentre estas iniciativas destacamos: Fórum Nacional Eólico
    • SolarInvest
    • Circuito Solar
    • Congresso ESG
    • Curso Project Finance no Setor Elétrico
    • Curso Mercado Livre de Energia
    • Curso Modelos de Negócio em Geração Distribuída, entre outros

Quem participa

Perfil de Público

O público do evento será formado por profissionais das áreas financeira, regulatória, projetos, relação com investidores e comercialização de empresas de geração, transmissão e comercialização de energia. Participam também produtores independentes, autoprodutores de energia, órgãos reguladores e bancos de financiamento.
Geradoras de Energia
82%
Representantes de Governos Estaduais e Federal
49%
Bancos de Investimentos e Entidades de Fomento
54%
Grandes Indústrias e Consumidores de Energia
38%
Fornecedores de Equipamentos e Serviços
42%

Programação preliminar

26/04

quarta-feira

10:30 sessão 1

Transição energética e o processo de descarbonização da indústria apoiando a expansão do setor elétrico

O painel tem como objetivo apresentar como as metas de transição energética podem apoiar o processo de expansão da geração de energia e quais são os desafios regulatórios e estruturais. Acompanhe apresentações sobre o contexto atual da energia eólica, solar, geração distribuída, hidrelétricas e projetos de hidrogênio.

Carlos_Dornellas

Carlos Dornellas

Diretor Técnico e Regulatório, ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica

12:30

Intervalo para Almoço

14:00 sessão 2

Planejamento Político e Institucional do Setor Elétrico

Neste módulo você irá acompanhar debates sobre os desafios regulatórios e institucionais para o setor elétrico nos próximos anos e as necessidades de aperfeiçoamentos no ambiente político atual.

Renata_Fonseca

Renata Fonseca

Coordenadora do Comitê de Meio Ambiente, ABCE – Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica

Thomaz Toledo

Presidente, CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo

15:30 sessão 3

ESG: Elementos sociais, ambientais e de governança como vetores de mudança em critérios de financiamento

Os palestrantes irão apresentar como os critérios ESG, as práticas socioambientais e a conduta das empresas influenciam no desembolso financeiro aos novos empreendimentos de energia.

Rachel_Besso

Rachel Besso

Gerente de Consultoria para Instituições Financeiras, NINT

Moderação e contextualização:

27/04

quinta-feira

10:30 sessão 4

Opções e alternativas de financiamento no Brasil

Acompanhe visões sobre as opções de crédito atuais no mercado voltadas ao desenvolvimento das energias renováveis e os desafios para viabilizar novos empreendimentos de geração e transmissão de energia

12:30

Intervalo para Almoço

13:30 sessão 5

Mercado livre de energia como vetor de expansão do setor elétrico

Entenda como a abertura do mercado livre e o crescimento de novas operações podem apoiar na viabilidade de novos empreendimentos de geração de energia.

Moderação e contextualização:

15:30
sessão 6

WorkShop - Modelagem financeira e estruturação de projetos

Veja apresentações sobre o processo de modelagem financeira de projetos de geração e transmissão de energia e quais os desafios para estruturação de projetos no atual contexto regulatório e econômico.

Inscreva-se

Inscrição individual

Perguntas Frequentes

Acesso ao evento, materiais disponibilizados pelos palestrantes e certificado de participação (digital)

Sim. O certificado é emitido em formato digital e será enviado em até dois dias após o término do evento para o e-mail utilizado na inscrição. O certificado será gerado com o seu nome completo conforme incluído no Formulário de Inscrição.

Sim! As lives ficarão salvas no youtube da VIEX.

Sim! As gravações ficaram disponíveis para todos os participantes pelo youtube da VIEX

Nos dias que antecedem o evento as instruções serão enviadas aos inscritos com os procedimentos para acesso.

Não é necessária nenhuma configuração específica no dispositivo utilizado, porém a velocidade de sua internet ou de seu computador ou celular podem interferir no acompanhamento e aproveitamento do evento.

Conheça nossos parceiros

Litro de Luz

A falta de iluminação ou a iluminação precária dentro das casas (com uso por ex. lampião à querosene ou vela) dificulta o estudo das crianças, o trabalho (costurar até mais tarde, fazer farinha com mais qualidade etc.), a realização de atividades básicas com mais conforto e segurança (como jantar, encontrar um remédio, amamentar, ler, andar), além de gerar risco de incêndio e, no caso do Candeeiro (lampião à querosene), fazer mal à saúde e ser poluente.  O Litro de Luz utiliza materiais simples para tornar a iluminação solar acessível para a população de baixa renda, levando luz para a vida daqueles que ainda não têm acesso adequado à energia elétrica. Capacitam os moradores para a instalação, replicação e manutenção da tecnologia. As tecnologias são feitas de materiais simples como cano PVC e garrafa PET e são a base de energia solar. Conheça as redes sociais e participe:

Ponto de Amor

Não adianta somente darmos um prato de comida para os moradores de rua, por exemplo. Precisamos também recolocá-los no mercado de trabalho. Mas quem vai dar oportunidade para uma pessoa sem banho, sem dentes, doente e sem residência fixa? Este é o papel do nosso projeto: atender estes cidadãos na sua totalidade, para que eles possam ser agentes da sua própria transformação.

Transformar a realidade dos que nos cercam através do amor incondicional. Acreditamos que o amor incondicional significa amor pleno, completo, absoluto, sem impor condições ou limites. Quem ama de forma incondicional não espera nada em troca. Pratica a alteridade e ama por amar.

Conheça as redes sociais e participe:

Revolusolar

“A energia sustentável é o fio condutor que conecta o crescimento, a equidade social, clima e meio ambiente que permitem ao mundo prosperar.”

Associação sem fins lucrativos, fundada em 2015 na favela da Babilônia, no Rio de Janeiro, com uma missão: promover o desenvolvimento sustentável de comunidades de baixa renda através da energia solar.

Desenvolvemos a metodologia do Ciclo Solar, que combina instalações solares com eficiência energética, formação profissional e educação ambiental.

Conheça as redes sociais e participe:

Apoio Institucional