Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), instituída em 1999, é o órgão central do Sistema Estadual de Proteção Ambiental (Sisepra), responsável pela gestão da política ambiental no Rio Grande Sul. Uma das marcas dessa gestão foi a união, ainda em 2019, das duas pastas: Meio Ambiente e Infraestrutura, reforçando a importância de desenvolver o estado para ampliar a proteção ambiental.  Com isso, Desenvolver para Proteger passou a ser o lema da secretaria. 

A Sema trabalha de forma conjunta com o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), uma de suas vinculadas que, há 30 anos, atua como órgão licenciador, agregando monitoramento e fiscalização ambiental.

Além da Fepam, outras três empresas são vinculadas à Sema: a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações (CEEE-Par) e a Companhia Riograndense de Mineração (CRM).

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC foi criada pela Lei Complementar nº 15.595 de 19 de janeiro de 2021 e marca a política do Governo do Estado voltada à promoção do desenvolvimento econômico e apoio às micro e pequenas empresas. Tem como missão levar o Rio Grande do Sul ao desenvolvimento sustentável, através da inovação, incrementando os setores econômicos tradicionais, atraindo novos investimentos, adensando cadeias produtivas e superando desigualdades regionais.Atua em conjunto com as demais áreas de governo na implementação de políticas de desenvolvimento do Estado. Em parceria com a Secretaria da Fazenda, a SEDEC é responsável por promover e executar políticas de incentivos fiscais voltados ao desenvolvimento regional e setorial.
Coordenadora do Sistema do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, a SEDEC opera conjuntamente com os bancos de fomento BADESUL e Banco Regional de Desenvolvimento Econômico e Social – BRDE.