História da MAT
A Empresa teve origem com a fundação da SOCIEDADE TÉCNICA DE MATERIAL CONTRA INCÊNDIO LTDA., em junho de 1940. O objetivo era a fabricação e a comercialização de extintores de incêndio. Já em 1948 incorporou às suas atividades a representação de veículos e equipamentos de combate a incêndio, importando para o Brasil o primeiro caminhão de combate a incêndio equipado com escada MAGIRUS.
Em 1956 mudou sua razão social e forma jurídica para MAT-INCÊNDIO S/A – ENGENHARIA DE INCÊNDIO, sendo seu capital 100% nacional até hoje.
Em 1956, acompanhando o crescimento industrial do país, iniciou a fabricação de cilindros para acondicionamento de gases à alta pressão, tornando-se já no fim da década seguinte, sua principal atividade industrial.
Em continuidade ao plano de desenvolvimento, novos e modernos equipamentos foram adquiridos a partir de 1995, possibilitando um grande aumento da capacidade de produção, incluindo em sua linha de produtos cilindros especiais, a exemplo de cilindros para gás natural veicular, o que situa a MAT no seleto grupo dos grandes fabricantes mundiais de cilindros à alta pressão.
Em 1998 a empresa teve o seu Sistema de Qualidade certificado conforme as Normas ISO 9000 pela TÜV CERT Brasil, RWTÜV/DAR, reconhecido e respeitado organismo certificador da Alemanha de renome internacional.
Em 1999, simplificou sua razão social para MAT-Incêndio S/A.
No início de 2000, para suprir a crescente demanda de cilindros para gás natural veicular, uma nova linha de fabricação foi incorporada ao parque existente, aumentando substancialmente a capacidade de fabricação desses cilindros.
Também no primeiro trimestre de 2000 foi inaugurada e entrou em fase de produção uma moderna unidade industrial, em Cajamar – SP, para a fabricação de cilindros e válvulas para gases do ar e gás natural veicular.
No ano de 2001 modernizou o parque industrial da unidade Dutra, o que possibilitou o crescimento na fabricação de cilindros para gás natural veicular de 4.000 para 12.000 cilindros mensais. Em 2002 a unidade Cajamar, hoje matriz da empresa, inaugurou um novo edifício industrial abrigando toda a fabricação de cilindros para gases do ar, em toda sua variedade de tipos e capacidades.
Em 2005 sua estrutura foi ampliada através da montagem da nova fábrica de Jundiaí-SP, atingindo assim a capacidade de 40.000 cilindros/mês.
A MAT está investindo continuamente em novas tecnologias, visando atender a demanda por cilindros nos quatro continentes para os quais a empresa já exporta seus produtos.