FURNAS nasceu com a missão de evitar o colapso energético que ameaçava o processo de industrialização do Brasil, na década de 50, construindo a primeira hidrelétrica de grande porte do país: a Usina de Furnas (MG). Desde então, a empresa tem tido papel fundamental no desenvolvimento da sociedade brasileira.

Criada em 28 de fevereiro de 1957, a empresa conta com instalações nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e Bahia e no Distrito Federal.

Ao longo das últimas seis décadas, a atuação de FURNAS a tornou referência para outras empresas de energia em iniciativas que visam adequar sua estrutura ao novo cenário regulatório do setor elétrico brasileiro. A companhia prioriza eficiência operacional, atuação por processos e sustentabilidade dos investimentos, além de medidas destinadas a aumentar a transparência de sua gestão.

FURNAS ampliou a participação em fontes renováveis, convencionais e alternativas, bem como em transmissão, por meio de leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mantendo-se como paradigma em geração e transmissão de energia no setor elétrico brasileiro.

Integram seu sistema 21 usinas hidrelétricas, 2 termelétricas e 1 complexo eólico, próprios ou em parceria com a iniciativa privada, 34.995,13 km de linhas de transmissão e 72 subestações.

https://www.furnas.com.br/