Wagner Fortes

Gerente de Meio Ambiente, State Grid

Experiência de 11 (onze) anos na Gestão de Projetos e Programas vinculados ao Licenciamento Ambiental brasileiro, abarcando as fases de Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO), além de Due Diligences e Engenharia do Proprietário, perfazendo cerca de 90 (noventa) empreendimentos de diferentes setores e tipologias, tais como: linhas de transmissão, subestações de energia, aproveitamentos hidrelétricos, parques eólicos e portos.

No viés corporativo, vem participando ativamente de processos de reestruturação de empresas e departamentos, além de apoiar na definição de estratégias e táticas de curto, médio e longo prazo. Institucionalmente, está presente em reuniões com clientes, fornecedores, agências governamentais e em eventos acadêmicos e de negócios.

Capacidade de planejamento, monitoramento e controle das variáveis de projeto. Investe seu tempo na melhoria e concepção de processos, na mediação de conflitos, na resolução de problemas, na promoção da comunicação eficaz e na gestão do conhecimento. Busca o engajamento das equipes técnicas e gerenciais, clientes e agências governamentais (entre outros), visando à preservação dos objetivos dos projetos e da corporação que representa. Atua, também, na prospecção de novos parceiros, clientes e negócios, bem como no desenvolvimento de atividades em associação com universidades e centros de pesquisa.

Conhecimento avançado do Guia PMBOK/PMI e Certificação Practitioner no Método de Gerenciamento de Projetos PRINCE2/OGC/APMG.