EnglishPortuguese
Mercado Livre de Energia

Turma 2

Entenda o funcionamento do ACL e saiba como migrar e se proteger dos riscos do mercado livre.

Contexto

Apresentar aos participantes uma visão conceitual geral da comercialização de energia elétrica no país, com foco no Ambiente de Comercialização Livre (ACL), detalhando uma seleção de regras e procedimentos essenciais para a compreensão do tema.

Pretende-se que os profissionais que frequentem o curso possam compreender as bases do modelo mercantil brasileiro de energia e sejam capazes de analisar as questões mais relevantes envolvendo a migração e a pós migração de consumidores para o mercado livre.

quem participa

Profissionais que atuam diretamente ou indiretamente com atividades de comercialização de energia. Fornecedores de equipamentos e serviços, servidores de órgãos públicos de regulação e formulação de políticas, consumidores de energia de diferentes portes, produtores independentes, investidores e pesquisadores que necessitam entender com mais detalhes o modelo mercantil do setor elétrico brasileiro.

metodologia

O programa foi desenhado para oferecer uma combinação de apresentações de conceitos e discussões ativas, visando demonstrar o dia-a-dia dos profissionais e das atividades relacionadas ao curso. Ainda, serão abordadas as principais atualizações de legislação e do mercado e suas principais implicações para a atuação das empresas e dos órgãos responsáveis. As apresentações serão realizadas por instrutor especializado no assunto e com ampla experiência na área de energia e no setor elétrico, sempre buscando a ênfase em exemplos concretos e práticos, e com o envolvimento ativo dos participantes através da troca de experiências. A participação do público através de perguntas será fortemente incentivada durante o curso.

Objetivos

Apresentar a contextualização e as novas diretrizes do mercado livre de energia. Além disso, o curso tem o objetivo de apresentar, por meio de conceitos e casos práticos, todas as etapas para adequação de projetos ao mercado livre e do processo de migração e de pós-migração para o mercado livre de energia

programação

18 de outubro - 16h00 às 19h00

Fundamentos Gerais do Setor Elétrico

O setor elétrico brasileiro está alicerçado em uma estrutura que envolve vários fundamentos. Compreender essa estrutura em todas suas dimensões é essencial para profissionais que desejam atuar em atividades ligadas ao mercado de energia elétrica.

      • Conceitos básicos do setor elétrico brasileiro
      • Características de mercados de eletricidade
      • Produto e serviço
      • Aspectos importantes sobre a expansão dos sistemas elétricos
      • Bases para operação do sistema elétrico brasileiro

19 de outubro - 16h00 ás 19h00

Comercialização de energia elétrica

O mercado livre de energia foi criado para trazer maior competitividade ao setor elétrico, possibilitando a participação de novos agentes e oferecendo novas oportunidades para consumidores.

      • Ambientes de comercialização (ACR e ACL)
      • Energia convencional e incentivada
      • Viabilidade de migração
      • Características dos contratos de compra de energia
      • Oportunidades e riscos
      • Aspectos gerais do CMO e PLD (cálculo, variáveis envolvidas, PLD horário, submercados.

20 de outubro - 16h00 às 19h00

Mercado Livre

O mercado livre de energia foi criado para trazer maior competitividade ao setor elétrico, possibilitando a participação de novos agentes e oferecendo novas oportunidades para consumidores.

      • Histórico do mercado livre no Brasil
      • Formação de preços de contratos e tarifas.
      • A atividade de gestão de energia para consumidores e geradores
      • Operações típicas de uma comercializadora
      • A evolução do mercado livre
      • A ‘conta de luz’ de um consumidor livre

21 de outubro - 16h00 às 19h00

Regras e procedimentos de comercialização

Quais as principais diretrizes para a comercialização de energia?
Quais as funções e como é o funcionamento da CCEE?
Como ocorre a migração de um consumidor para o mercado livre?

Há muitas oportunidades de negócio no mercado de energia. O modelo teve grande evolução, porém ainda há diversos desafios para serem enfrentados.

      • Principais regras e procedimentos (modelagem, contratos, registros, medição, lastro, descontos, swaps, encargos, etc);
      • Processos de atendimento, adesão, liquidações financeiras, penalidades, monitoramento e desligamento;
      • Garantias, encargo de energia de reserva, PROINFA e contribuição associativa;
      • Informações e relatórios públicos da CCEE (infomercado, infoPLD, comunicados, notícias,
      • Mercado de curto prazo (MCP);
      • Segurança do mercado.

corpo docente

Fernando Umbria e José Sorge

Fernando Umbria, Diretor da LPS Consultoria

É engenheiro civil, especialista em gestão de concessionárias de energia elétrica e mestre em hidrologia e obras hidráulicas.

Foi diretor de operações da Electra Energy, assessor da presidência e coordenador de energia elétrica da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres – ABRACE, especialista em regulação de serviços públicos de energia na ANEEL, tendo atuado nas áreas de fiscalização dos serviços de geração, assessoria da diretoria e assessoria da área de gestão dos potenciais hidráulicos.

Atualmente é sócio e consultor da LPS Consultoria Energética.

Ministra os cursos:

    • Estrutura e Funcionamento do Setor Elétrico
    • Análise de Viabilidade de Projetos de Energia
    • Gestão de Riscos em Energia

José Sorge, Diretor, Ágora Energia

Graduado em engenharia elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, hoje UNIFEI. Mestre em Engenharia Elétrica pela USP – Escola de Engenharia de São Carlos. Atua há 40 anos no setor elétrico brasileiro, nas áreas de geração, distribuição, transmissão, regulação e comercialização de energia.
Foi Professor universitário no curso de Engenharia Elétrica na Universidade de Barretos e na Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Exerceu atividades executivas e técnicas em empresas como CPFL ENERGIA, REDE ENERGIA, SIEMENS, HEBER PARTICIPAÇÕES.

Realiza palestras e treinamento para técnicos e executivos de empresas do setor elétrico e da indústria brasileira em geral. Atualmente é sócio administrador da empresa ÁGORA ENERGIA, responsável por Novos Negócios, Gestão de Riscos, Relações Institucionais e Consultoria Regulatória.
Membro de conselho de administração de empresas do setor de energia. É membro da diretoria do Departamento de Infraestrutura – DEINFRA da Federação das Industrias do Estado de São Paulo – FIESP.
Interesse em parceria e negócios na área de comercialização de energia no mercado livre.

Utilizamos a plataforma Sympla Streaming/Zoom para os Cursos Online VIEX. Uma plataforma fácil e prática para todos acompanharem o conteúdo. Veja algumas informações importantes para sua participação:

    • Ao adquirir o seu ingresso (Inscrição) você receberá um e-mail com link exclusivo para acesso à transmissão. Basta clicar em “Acessar Transmissão” neste e-mail.
    • O ingresso é pessoal e único podendo ser utilizado em somente um dispositivo (computador, celular ou tablet)
    • Você deverá ter o aplicativo Zoom instalado no dispositivo que você acompanhará o curso
    • Alguns dias antes do início do curso você receberá um e-mail com todas as informações e instruções para o seu acesso e para o melhor aproveitamento do curso.

Cursos e treinamentos
online

A Plataforma

Sympla Streaming
Zoom

Inscreva-se

Para sua conveniência e segurança, as inscrições para o curso são realizadas pela plataforma Sympla. Utilize o botão para te direcionar para a plataforma Sympla, para realizar sua inscrição. Caso tenha um código promocional, digite-o no campo “aplicar código promocional”.

Se sua empresa possui procedimentos específicos não abrangidos pela plataforma Sympla, utilize a ficha de inscrição alternativa abaixo ou entre em contato conosco

A realização do curso está sujeita a quórum mínimo e a confirmação será enviada por e-mail assim que atingirmos o número mínimo de inscritos.

A VIEX reserva-se o direito de alterar a data do curso ou até mesmo cancelá-lo, caso não seja atingido o número mínimo de inscrições ou haja algum outro problema operacional ou de força maior.

perguntas frequentes

Acesso ao curso, material para participantes, certificado de participação (digital ou impresso) e coffee-breaks (nos cursos presenciais)

Você poderá indicar um colega para participar em seu lugar. Caso isso não seja possível, uma carta de crédito no valor do curso com validade de um ano é emitida em seu nome. O valor não é reembolsado..

Sim. O certificado é emitido em formato digital e será enviado em até dois dias após o término do curso para o e-mail utlizado na inscrição. O certificado será gerado com o seu nome completo conforme incluído no Formulário de Inscrição.

Boleto bancário, depósito em conta corrente e cartão de crédito. Órgãos governamentais podem consultar a possibilidade de pagamento via empenho.

Para formas alternativas de pagamento ou necessidades particulares de sua instituiçãoentre em contato conosco, ou utilize a Ficha de Inscrição Alternativa

Sim, a partir de três inscritos de uma mesma instituição o desconto é de 15%. Para empresas associadas dos apoiadores do evento o desconto é de 20% (é necessário incluir o código de desconto). Os descontos não são cumulativos.

Oferecemos 30% de desconto para estudantes de graduação que comprovarem o vínculo com a instituição.

Para isso envie um e-mail para o endereço: info@viex-americas.com informando qual curso você tem interesse em fazer. Envie também um comprovante ou declaração que possua seus dados e as informações do seu curso de graduação. Após aprovação responderemos seu e-mail com o link para a realização da inscrição com desconto

As empresas associadas às entidades apoiadoras do evento têm 20% de desconto na inscrição. Entre em contato com a entidade para reivindicar seu cupom de desconto.

Para inscrições pelo Sympla, o pagamento no cartão de crédito pode ser parcelado.

Não é necessária nenhuma configuração específica no dispositivo utilizado, porém a velocidade de sua internet ou de seu computador ou celular podem interferir no acompanhamento e aproveitamento do curso. 

Para os cursos online você deverá ter o Zoom instalado no dispositivo utilizado para acompanhar as aulas

O curso será gravado e estará disponível para os participantes até 10 dias após a realização.

Primeiramente, você deverá ter o aplicativo Zoom instalado em seu computador, celular ou tablet.

Após fazer sua inscrição, o Sympla envia um e-mail de confirmação da inscrição junto com as instruções de acesso:

Neste e-mail haverá um botão “Acessar Transmissão”. Este link fara o direcionamento para a sala do curso (a sala fica disponível 15 minutos antes do início do curso)

Você também pode fazer um cadastro de usuário no Sympla com o mesmo e-mail do momento da inscrição. Na plataforma, você encontrará o botão de acesso à sala em “meus ingressos”.

O curso é realizado ao vivo e todas as aulas serão gravadas por segurança. Recomendamos a participação nos horários propostos, porém, caso algum participante tenha dificuldade de acesso ou impossibilidade de acompanhar o curso no horário determinado, poderá acessar a gravação de cada um dos módulos. A gravação ficará disponível a todos os participantes por 10 dias, após o término do curso.

MATERIAIS e GRAVAÇÕES

Acesso extendido

Todos os participantes terão acesso aos materiais disponibilizados pelo instrutor, como apresentação, materiais de apoio e complementares.

O curso é realizado ao vivo e todas as aulas serão gravadas por segurança. Recomendamos a participação nos horários propostos, porém, caso algum participante tenha dificuldade de acesso ou impossibilidade de acompanhar o curso no horário determinado, poderá acessar a gravação de cada um dos módulos. A gravação ficará disponível a todos os participantes por 5 dias, após o término do curso.

conheça também