Palestrantes VIEX: 

Alexander Turra

Professor, Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo – USP

Professor no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e chefe da Cátedra UNESCO sobre Sustentabilidade Oceânica, baseada no Instituto Oceanográfico e no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

Turra é bióloga com doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Foi-lhe atribuída a Kirby Laing Fellowship na Escola de Ciências Oceânicas da Universidade de Bangor, Reino Unido, e a Medalha de Mérito de Tamandaré da Marinha do Brasil.

Exerce a investigação interdisciplinar e integrada, concentrando-se em temas como a biodiversidade marinha, governação, gestão integrada, conservação marinha e impacto ambiental, alterações climáticas e poluição marinha (lixo marinho). Turra procura promover a integração entre ciência e sociedade, considerando tanto a educação formal como a não formal, bem como o desenvolvimento de capacidades e a produção de materiais de apoio ao ensino. O trabalho de Turra procura também estabelecer um diálogo com o sector privado para o desenvolvimento tecnológico e inovação aplicada ao oceano.

Turra tem trabalhado em fóruns e organizações nacionais (ex. MMA, MCTI, SECIRM, SIMA) e internacionais (ex. GESAMP, UNESCO, UNEP, UNEA, IAI) com abordagens multi e transdisciplinares. Para além de coordenar e participar em diferentes projectos e redes de investigação, organizou importantes eventos científicos internacionais.

Além de ser membro do Grupo de Investigação sobre Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, também faz parte da Coalizão Ciência e Ambiente e da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza. É editor associado da Ocean and Coastal Research and Ambiente e Sociedade e editor da série brasileira de Biodiversidade Marinha (Springer Nature). Turra também trabalha na divulgação científica em veículos como Scientific American Brasil, Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças, Jornal da USP e LabJor UNICAMP.

Iniciativas recentes para fomentar a capilaridade do oceano na sociedade, bem como para promover a transformação social incluem (1) a integração entre o oceano e a fé, através do envolvimento com a Rede Ecuménica da Água, (2) o combate ao racismo oceânico, com especial ênfase nas favelas brasileiras, e (3) a idealização do prémio Prof. Marta Vannucci para as mulheres na ciência dos oceanos.

Conheça mais palestrantes, instrutores e oradores que compõem o elenco da VIEX em www.viex-americas.com/palestrantes/