Roberto Simões de Araujo

Coordenador de Projetos, Caruso Jr.

Biólogo formado pela Universidade Santa Úrsula – RJ e mestre em Ciências Ambientais e Florestais (Conservação da Natureza) pela UFRRJ. Possui 21 anos de experiência na área ambiental, principalmente em processos de licenciamento e auditorias ambientais. Atuou no gerenciamento, coordenação, elaboração e análise de estudos ambientais de grandes empreendimentos onshore e offshore como linhas de transmissão de energia, usina de álcool, usina nuclear, usinas siderúrgicas, usina termelétrica, oleodutos, gasodutos, ferrovia, portos, atividades marítimas de sísmica, perfuração e produção de óleo e gás, entre outros.

Tem bastante experiência no gerenciamento e coordenação de projetos visando o licenciamento ambiental, due diligences, Princípios do Equador, auditorias ambientais e gestão ambiental, sendo responsável pelo contato com os clientes (internos e externos), órgãos licenciadores e subcontratados, além de apresentação de EIA/RIMAs em audiências públicas.

Nos últimos oito anos foi Gerente de Meio Ambiente de duas empresas de consultoria multinacionais (Tetra Tech e ERM) que prestavam serviços para multinacionais e grandes empresas nacionais, sendo responsável pela prospecção e desenvolvimento de negócios, contato com os clientes, elaboração de propostas e gerenciamento de projetos, incluindo QA/QC dos produtos elaborados pela equipe técnica.

Participou de reuniões de trabalho na Europa (Copenhagen e Kalundborg, Dinamarca), América do Norte (Québec, Canadá; San Diego e Huntington Beach, EUA) e América do Sul (Lima, Peru; Bogotá, Colômbia).