https://www.vidabr.com.br/
Em 2012, a pior seca dos últimos 50 anos assolava a vida dos moradores de Milhã, no sertão cearense, a 301 quilômetros da capital Fortaleza. Diante dessa dura realidade e com poucas perspectivas, os moradores da cidade receberam uma ajuda emergencial: três toneladas de alimentos e 16 mil litros de água – tudo isso fruto de uma campanha realizada no Facebook.
A iniciativa de ajudar os moradores da pequena cidade foi do publicitário Rafael Studart, de 33 anos. Cearense, morador de Fortaleza e consciente dos problemas socioambientais, ele resolveu minimizar o sofrimento da população. Para isso, criou uma camisetas temática que chamavam a atenção para o problema. Assim começava a campanha Vida na Seca.
A campanha começou com a ajuda de amigos e parentes e teve uma proporção a nível nacional após publicação na página Nação Nordestina, apadrinhado pelo palestrante e Bráulio Bessa e Lucinha Lins.
Colocamos à venda 300 unidades que esgotarou em apenas 10 dias. Entusiasmado com o rápido resultado, decidiu produzir mais 200 peças – em apenas 20 dias elas foram vendidas. “O meu objetivo era suprir emergencialmente os habitantes de Milhã”, diz Rafael.
O que o fez dedicar ainda mais esforços para ajudar a população de Milhã foi uma família que ele conheceu. Eram seis crianças que tinham apenas um pouco de água suja misturada a dejetos de animais para consumir. “Precisava mostrar essa realidade a todos, porque muita gente, inclusive do próprio Ceará, desconhece essa situação”, diz Studart. As publicações da Página mostravam a dificuldade das famílias em foto e vídeo para chamar a atenção para o problema.
Após conseguir arrecadar a água e alimentos, Rafael compartilhou a entrega dos suprimentos em Milhã. Ao todo, foram beneficiadas, aproximadamente, 220 pessoas. Ele afirma que mostrar o resultado final deu credibilidade à ação. “Mostramos todo o passo a passo, desde a confecção do primeiro lote de camisetas até a entrega dos alimentos”, diz Studart. Foi importante porque as pessoas que colaboraram viram os frutos da ajuda delas”.
O sucesso da campanha Vida na Seca fez com que Rafael largasse o emprego estável em uma agência e transformasse essa ideia numa marca. Com investimento do próprio bolso, nascia assim a marca Vida BR, que une sustentabilidade e causas sociais, com o objetivo de vestir o corpo e a alma das pessoas.
Ao longo de dois anos ele desenvolveu uma nova linha de camisetas, feitas de algodão orgânico e garrafas pet, cujas cores do desenho aparecem com a luz do sol. Essa é uma tecnologia inspirada na fotossíntese, que, inclusive, inspirou o nome da coleção. Rafael faz questão de destacar: “o sol é um elemento muito forte na marca, pois a ideia da campanha foi inspirada no sertão”.
Outro ponto interessante é o fato de que parte do papel utilizado nos processos de produção das camisetas é reciclado e transformado em papel semente, o papel que se plantado nasce plantas! Para isso a VIDABR investiu, educou e capacitou o Projeto Resgate, projeto que trabalha na recuperação de dependentes químicos, para reciclar o papel e transformar em papel semente. A venda deste papel está financiando o tratamento de alguns dependentes químicos e ajudando a pagar a conta de água e luz. Temos papel semente de manjericão, rúcula, salsinha, etc. Também utilizamos este papel como TAG nas camisetas.
Hoje a página no Facebook – www.facebook.com/vida – conta com mais de 900 mil seguidores. Transmitimos a mensagem de que a verdadeira moda é ser gentil, ter caráter, etc…
VIDA BR ganhou o certificado do Site Sustentável. Como se sabe, todo site que está hospedado na internet consome muita energia e emite gases nocivos (CO2) ao meio ambiente. Juntamente com o Site Sustentável a VIDA BR contribui para neutralizar essas emissões, como decorrência reflorestando a Mata Atlântica.